MY WEIGHT LOSS DIARY – 2

Bom dia meninas, prontas para mais uma semana?
Eu estou! e para começar a segunda feira com a sensação de dever  cumprido, deixo-vos o  registo nº 2  do MY WEIGHT LOSS DIARY.

E o tema é:

Treino de Superiores & Cardio

Treino de membros superiores? Que isso tem a ver com perca de peso? Perguntam vocês?
Eu respondo, tudo e nada ao mesmo tempo 🙂

Ao início este tema até pode parecer estranho, pensando bem, deveria chamar-se treino de musculação, mas há um motivo pelo qual o escolhi para este 2º registo.

Antes de mais,  gostava de dizer que embora nesta fase o meu objectivo seja ter um pouco menos peso na balança, já sabem o porquê, é sempre bom frisar que o objectivo deve ser emagrecer e não apenas perder peso!

Emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, isto porque o peso serve apenas como meio de comparação entre algo leve e algo mais pesado e na realidade o peso não tem muito a ver quando o tema é emagrecer ou engordar.
É perfeitamente possível, emagrecer ganhando peso, quando conseguimos aumentar a massa muscular e perder gordura corporal, ao processo inverso pode-se dizer de engordar perdendo peso (falsa magreza). É aqui que entra o tema do 2ª registo.

Treino membros superiores

Já param para pensar o que acontece aos nossos bracinhos, quando a gordura começa a ir embora? A sério, pensem seriamente nisso!
É óbvio que nem todas as mulheres gostam de grandes bíceps e tríceps ou costas densas, isso seria uma questão de gosto pessoal, é claro, mas temos que concordar que o músculo do “tchau” aquela pele que fica a sobrar também não é a pretensão de ninguém!

E como evitamos isso?
Treinando os membros superiores como treinamos os restantes músculos do corpo.
Existem muitas mulheres que gostam de treinar os membros superiores tanto ou mais que os inferiores, grupo no qual eu me incluo, mas também existem muitas que deixam este treino de lado, esquecendo-se dos benefícios do mesmo! meninas este registo é especificamente para vocês 🙂

Treino de superiores não é propriamente algo que eu faça especificamente nesta fase de cut, mas antes um treino que faz parte ativa do meu plano semanal.

A grande diferença é que ao invés de treinar membros superiores 2 x na semana, 1º dia peito, ombros e tríceps e 2º dia costas e bíceps, passo a treinar 3 vezes, 1º dia Costas, depois no 2º dia Peito, e por fim no 3º dia tríceps e ombros.
MOTIVO: Aumentar o gasto calórico semanal, e como isso potencializar a queima de gordura.

 

Neste registo, gostava de destacar 2 exercícios que fazem parte da minha rotina e que acho que todas as meninas deveriam fazer, ou pelo menos experimentar, que são os Fundos/dips (que fazem parte de um treino de peito e/ou tríceps) e os elevações/pullups num treino de costas).

MOTIVO: Fazer fundos e elevações são os exercícios mais compostos para a parte superior do corpo, estes exercícios estão para o torso como o agachamento e peso morto estão para as pernas.
Algumas de vocês podem pensar, que não os conseguem fazer e não tem força para tal, mas isso não é nada que não se contorne com treino e prática, insistindo treino após treino.

Numa fase inicial podem começar por treinar puxadores, que estimulam os grandes dorsais (os músculos das costas que são em maior parte recrutados para a execução do pullup), e fazer Tríceps no banco para fortalecer o tríceps, que posteriormente servirão de base para fazer fundos com mais facilidade.

Garanto que se insistirem no treinos dos membros superiores, além de conseguirem elevar a vossa força nessa região do corpo, conseguirão um aumento de massa magra e por consequência também o incremento do gasto calórico, logo se estivermos a fazer uma dieta hipocalórica a redução nas medidas é certa.

Com uma maior divisão, a sessão de treino encurta e sobra mais tempo para o cardio, que opto por fazer moderado ou intervalar sempre sem exceção no fim do treino de musculação.
MOTIVO: Durante o treino musculação gastamos a reservas de glicose (açúcar ou hidratos) presentes na corrente sanguínea, isto porque o este tipo de treino (anaeróbio) é incapaz de utilizar a gordura corporal como fonte energética.

No final de um treino de musculação quando vamos fazer o cardio (treino aeróbio), o nosso corpo, tendo já esgotado a glicose não tem outra opção que seja utilizar a única fonte energética que lhe sobra, a gordura armazenado no corpo.
O treino de musculação é mais eficaz no aumento da taxa metabólica basal, para alem de estarmos contribuir para uma melhor tonificação do corpo, estamos a aumentar o gasto energético ao longo dos dias que precedem ao treino.

Lembrem-se sempre que os exercícios compostos de musculação são os maiores estimuladores do metabolismo, e pensem no corpo como um todo, só assim o conseguimos tornar numa máquina mais eficaz para a queima de gordura.

Assim fica o segundo registo 2º registo do MY WEIGHT LOSS DIARY.
Mais uma vez espero que seja proveitoso para tirarem algumas ideias.

Beijocas
Etelvina

Written by Power Fit Couple