Em dia de são Martinho comem-se as castanhas!

Então e o vinho? O que fazem o fitness people ao vinho?

Bem, não respondo! Não respondo porque vamos mesmo falar é sobre castanhas e o benéfico das mesmas a nossa saúde.

Hoje de manhã quando acordei e espreitei pela janela, estava muito nevoeiro, já sabemos que é por norma um prenúncio para um dia de sol. Pensei para mim, realmente fomos brindados com mais um Verão de São Martinho, e que tal de falássemos sobre isto no blog? Boa ideia não?

Este fruto tradicional do Outono, embora seja encarado por muitos como apenas um petisco, em tempos já teve uma enorme importância na dieta dos portugueses (e não só), chegando mesmo a ser um substituto do pão na ausência do mesmo em tempos de escassez.

Desde os tempos pré-históricos que a castanha é usada na alimentação, a árvore Castanea sativa foi introduzida na Europa há cerca de três mil anos atrás.

– Características nutricionais da Castanha

Embora as castanhas sejam sementes, assim como as amêndoas, a avelã, a linhaça e as nozes, são pobres em gordura e não contém colesterol, sendo por isso menos calóricas quando comparadas com os restantes frutos secos.

As castanhas são maioritariamente constituídas por amido, cerca do dobro da percentagem de amido das batatas (amido é um tipo de hidrato de carbono), o que faz com que sejam uma excelente fonte de energia e lhes confiram outras possibilidades de uso na alimentação, que vão além das tradicionais castanhas cozidas, assadas ou até em farinha.

Eu pessoalmente gosto de as comer juntamente com carne guisada, mas o mesmo faço com as amêndoas, já alguém comeu galinha com amêndoa? Bom não é?

Voltando ao tema…

As castanhas possuem quantidades aceitáveis de fibra, o que faz com que sejam um alimento interessante no controlo do apetite
São isentas de glúten.
São uma boa fonte potássio, antioxidantes, minerais para além de serem também ricas em vitaminas C e B6.

Embora as formas mais populares de utilização da castanha, seja na alimentação, existem outras formas de aproveitamento que eu não fazia a ideia que existiam.

– Aplicações da Castanha na medicina.

Utilização das folhas, casca e flores, devido a algumas propriedades curativas, sedativas, vitamínicas, remineralizantes, estomáquicas entre outras.

O consumo da castanha crua, diz ser um estimulante cerebral e sexual, anti-anémica, anticéptica e revitalizante. Interessante não? 🙂

Bem, lá em cima falei sobre termos sido brindados novamente com o verão de São Martinho, quase todos os anos é a mesma coisa. A meio de Novembro há sempre um período de sol, já alguma vez se perguntaram o porque disso acontecer?

Deixo aqui um link, que achei super interessante, sobre a explicação meteorológica por detrás do verão de São martinho.

E com isto acho eu vou ali comprar um Quilo de castanhas e já volto 🙂

Written by Power Fit Couple