Como minimizar o lado negativo de uma noitada?

Boa tarde amigos e bom domingo!
Ontem, foi noite de quebrar 2 meses de “abstinência”! Cuidado para quem ficou com os pensamentos dúbios! Estou a falar de saídas à noite! Eheh! Pois é, já não fazíamos uma saída ao sábado à noite desde inícios de Setembro, estávamos em preparação para competições e não se podia facilitar, agora como terminaram as competições para este ano, fomos aproveitar um pouco, que também faz bem!

O assunto que quero abordar com este post é o lado negativo de uma noitada. É um facto que saídas à noite podem ser bastante catabólicas, por diversos fatores, entre eles estão, consumo de Álcool (para quem bebe), as horas de jejum e o facto de se falhar as horas de sono de rotina!

 E o que fazemos nós para minimizar esses efeitos nefastos.

Para responder a essa questão, vamos dissecar os três aspetos negativos que mencionamos.

Primeiro aspeto – Álcool

Como todos sabem o Álcool tem vários aspetos negativos para quem treina, mas talvez o mais importante (principalmente para nós) é o facto que ao invés de hidratar o corpo, simplesmente desidrata, pelo que é altamente catabólico, já que os músculos são 70% água, se não nos hidratarmos constantemente e em vez disso nos desidratamos, estamos obviamente a catabolizar! Já tinhamos falado em mais detalhe sobre este assunto, aqui no blog

Como minimizamos o “estrago” ?

Como nós não somos nenhuns “santos”, é claro que ocasionalmente, numa saída, bebemos algum álcool.
Ontem bebemos um pouco de  vinho a acompanhar o jantar (estava soberbo) e depois na disco, vodka redbul! 😛

Ora, o mais importante depois disto quando se regressa a casa (ou ainda antes)  é repor a hidratação perdida e provocada pelo álcool, então, não vamos dormir sem antes ingerir uma quantidade significativa de água, normalmente eu (Filipe) consigo beber até 1,5L (a Etelvina é mais moderada 🙂 ) nos 30 minutos antes de me deitar,  assim enquanto dormimos recuperamos toda a hidratação celular do corpo!

PS.: Fica aqui uma dica para quem bebe, querem evitar ressacas após uma saída a noite? Façam o favor de beber muita água antes de se deitarem, pois se não o fizerem, vão continuar a desidratar durante as horas de sono com a consequência de acordar com dor de cabeça e outros sintomas de ressaca! Chama-se a isso desidratação! Façam o teste, resultados garantidos!

Segundo aspeto – As horas de jejum

Para haver um anabolismo ou até mesmo anti-catabolismo muscular, uma das regras que subscrevermos é a de nos nutrirmos/alimentar a cada 3 ou 4 horas ao longo do dia, para mantermos o nível equilibrado de proteínas no organismo que mantenham um balanço de nitrogénio positivo nos músculos.

Já se sabe que saindo à noite, é fácil estar 6 ou 7 horas seguidas sem comer, estas horas podem prolongar-se ainda mais, para quem tem o habito de sair e depois  deitar-se sem se alimentar, nesse caso podem estar até 14 ou 15 horas seguidas em jejum! Isso sim é catabolizar a serio!

Como minimizar o estrago das horas de jejum após uma noitada?!

Primeiro, podem comer alguma coisa a meio da noite!
Nem sempre é pratico, pois além de hamburgers ou cachorros, que nutricionalmente deixam um pouco a desejar, muitas vezes não há opção. Então, uma das formas de contornarem isso é andar com uma barra de proteína e aveia (podes ver aqui) no bolso do casaco ou na mala e em qualquer altura, basta 5 minutos para ingeri-la e ficar mais ou menos descansado quando o assunto é catabolismo!

Segundo, não devem deitar-se sem nutrirem-se como deve ser!
Eu sei que as vezes o apetite na hora de deitar após uma noitada não é muito, nós nos nutrimos muito rapidamente antes de dormir através do consumo de uma proteína de alto valor biológico e de absorção super lenta juntamente com gorduras boas, “o mix” que nós usamos é proteína em pó da Myprotein, Caseina Micelar (podes ver aqui)  juntamente com sementes de linhaça moída, resumindo, esta é a proteína que existe que para além de ter um alto valor biológico (anabólico) também se absorve muito lentamente (entre 6 a 7 horas a transportar aminoácidos aos músculos) e as sementes de linhaça tem gorduras boas, inclusive valor alto de ómega 3.

A conjugação dos dois antes de ir dormir, assegura-nos que não vamos dormir a catabolizar. Para quem custa ingerir as grandes quantidades de água que eu ingiro antes de me deitar, beber este batido torna-se mais fácil, pois só no batido pode ingerir 0.5L de água com 30Gr (1 scoop) de proteína, o sabor a morango (que nós usamos) e 25Gr( 2 colheres de sopa) de linhaça moída. Fica muito bom!

Por último, o terceiro aspeto – Falhar as horas de sono de rotina.

Para haver um bom rendimento atlético o corpo tem que descansar entre 6 a 8 horas por noite, de preferência sempre no mesmo horário (rotina), ora numa saída à noite isso altera-se, pode não parecer significativo, mas o facto de se mantermos acordados 22 a 24 horas em vez das normais 16 a 18 horas vai afetar inevitavelmente com os ganhos!

Como minimizar o estrago de quebrar a rotina das horas de sono?

É dormir na mesma as 6 a 8 horas de sono após a noitada!! OU seja, por favor, não façam uma noitada a saber que tem que se levantar cedo e não podem dormir em condições!!! Isso é o pior que podem fazer ao vosso organismo, não só a nível atlético e de saúde (pois mexe com o vosso equilíbrio hormonal), assim como a nível mental! Nos meus 34 anos de vida, nunca fiz uma “directa”, nunca saí para a noite, sem saber que poderia depois pelo menos dormir no mínimo 5 ou 6 horas de sono.

Espero com este artigo ajudar aquelas pessoas que assim como nós gostam de se cuidar, treinar e melhorar a nível o seu nível de performance, mas também que gostem de viver um pouco a vida! 🙂

Relembramos que quando não há nenhum promoção dos produtos Myprotein podem usar  Cod. Desc PFC10 para um desconto de 10%

Abraços

Filipe

Written by Power Fit Couple