CARNES BRANCAS, SAUDAVELMENTE PERIGOSAS!!!

Hoje em dia é cada vez maior o número de pessoas que se preocupam em ter uma alimentação saudável!

Com essa preocupação muitos de nós optamos por consumir mais carnes brancas em detrimento das vermelhas, basta dizer que para além de ser uma carne muito mais leve, consegue-se ingerir uma quantidade razoável de proteínas com a vantagem de ter menos gordura.

As razões pelas quais nos devemos preocupar com o consumo adequado de proteínas são inúmeras e não são novidades para a maioria (ver mais aqui).

O que muitas vezes nos esquecemos é que embora as carnes brancas sejam consideradas as mais saudáveis, podem no entanto também ser as mais perigosas!

Certamente já que reparou que nos talhos, as carnes vermelhas estão separadas das carnes brancas.
A bancada de corte, a máquina de picar carne e outros utensílios, nunca e sobre hipótese alguma são partilhadas e são sempre tomadas as devidas precauções por forma a minimizar o risco de contaminação alimentar.

PORQUÊ  TANTOS CUIDADOS?

A partir do momento que a carne entra nas nossas casas a responsabilidade passa a ser nossa e é muito importante tomar alguns cuidados para evitar a contaminação por bactérias, entre as mais conhecidas estão a salmonella e a Campylobacter.

Sabia que essas duas bactérias são  as causas mais comum de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha?
Nós também não, mas é curioso que na maioria dos casos é proveniente das carnes de aves.

O QUE É A SALMONELLA E A CAMPYLOBACTER, E COMO NOS AFETA?

A salmonella e a Campylobacter são micro-organismos que vivem no intestino dos animais e podem estar presentes nos ovos, na carne de frango, pato, peru etc.

O homem pode ser contaminado não somente através do contacto com as fezes, água ou solo mas também pela através da alimentação.

Crianças como menos de 5 anos, idosos e pessoas com deficiências imunológicas são os grupos de maior risco.

Uma vez dentro do nosso organismo, as bactérias podem ficar incubadas e sem manifestar sinais por um período de tempo que pode ir entre oito horas a três dias, após esse tempo os sintomas mais frequentes podem incluir diarreia, dores de estômago, cólicas, febre vómitos, desidratação, mal-estar geral.

DANGER DANGER !!!

Embora a maioria das pessoas só fique doente por alguns dias,  a doença em si pode acarretar problemas graves de saúde a longo prazo, como o síndrome do intestino irritável e a síndrome de Guillain-Barre, uma doença grave do sistema nervoso, que é auto-imune e ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso, levando à inflamação dos nervos, que por sua vez provoca fraqueza muscular generalizada e em casos mais graves pode levar o paciente à paralisia da musculatura respiratória, impedindo-o de respirar  e levando-o assim à morte. (lê mais aqui)

LAVAR O FRANGO ANTES DE COZINHAR

De nada adianta limpar / lavar o frango pois a bactéria morre quando a carne é bem cozinhada ou assada.

Ainda assim existem alguns cuidados que se deve ter na confeção das carnes brancas, como por exemplo:

✔️As mãos e os utensílios utilizados devem ser sempre muito bem higienizados e só depois os poderão ser utilizados para a preparação de outros alimentos.

✔️Adicionar limão no preparo das carnes, é sempre uma boa estratégia, além de conferir um sabor extra, basicamente os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas o que dificulta a multiplicação dos micro-organismos.

✔️ Para quem gosta de usar tábuas de cozinha, à semelhança do que acontece nos talhos, a superfície que utilizada para cortar a carne branca não deve ser utilizada para cortar outros alimentos, nem mesmo legumes.

✔️ Evitar misturar alimentos crus e cozidos, segundo os médicos, fazer essa mistura é correr risco contaminação cruzada, mas acho que este ponto não é novidade, penso que é simplesmente impensável para qualquer pessoa a ingestão de carne branca crua.

Embora a maior parte das pessoas costumem seguir as práticas recomendadas para o manuseio de aves, ainda assim há quem desconheça os perigos ou simplesmente pense que situações trágicas só acontecem aos outros.

Como nunca é demais relembrar o que é importante, aqui fica o nosso alerta.

Written by Power Fit Couple