Qual o melhor substituto para o leite?

Conheça 5 alternativas para o leite de vaca

Bem, o tema de hoje começa com uma questão que muitas pessoas se colocam, qual melhor substituto para o leite de vaca.
Numa primeira instância, antes de nos apressarmos a responder, há outras duas questões de grande importância que deveriam igualmente ter resposta.

1ª – Sou intolerante a lactose?
2ª Estou realmente disposto a deixar de beber leite e fazer todas as adaptações necessárias?

É cada vez maior o número de pessoas cortam o leite da sua alimentação, uns por intolerância outros devido ao paladar, outros devido a sobrecarga hormonal presente no leite e alguns simplesmente porque entram em dieta e assim o decidem.
Seja qual for o seu motivo existem varias opções de bebidas vegetais, obtidas partir da soja, arroz, aveia, amêndoas, quinoa, coco etc.

Bebidas vegetais

Arroz
Seguidamente à bebida vegetal de soja, esta costuma ser a mais fácil de encontrar, é uma bebida ser rica em hidratos e sem lactose.

Para além de ser rico em cálcio e vitamina D, o que é ótimo para os ossos é uma ótima bebida para tomar antes do treino, pois contém vitaminas do complexo B que participam do processo de geração de energia necessária para os treinos, a proteína presente é a caseína que dificilmente causa alergias.

CONTRAS: Para quem controla a ingestão de hidratos, a bebida vegetal de arroz pode não ser a melhor opção.

Aveia
Ótimo substituto do leite de vaca na preparação de receitas para bolos e tortas (confere maciez à massa).
É a bebida ideal para quem quer emagrecer uma vez que é rica em fibras, tanto as do tipo insolúvel que evitam prisão de ventre como as solúveis que reduzem a absorção de açúcar e gordura.

Excelentes doses dos potentes antioxidantes selênio e vitamina E, a presença de magnésio que participa na produção da serotonina, a conhecida hormona do bem-estar; o zinco que reforça a imunidade e evita a perda de massa muscular; e por fim a presença de vitaminas do complexo B, são mais motivos para experimentar esta bebida vegetal.
Amêndoas
Com um sabor suave e cremoso para mim é das bebidas vegetais a mais perfeita.
Naturalmente baixa em calorias é ideal tanto para batidos com whey, como para misturar em receitas.

Contém cálcio e magnésio que são importantes para a saúde dos ossos e para o processo de contração muscular; vitaminas do complexo B, que participam da produção de energia, logo melhoram a disposição para o exercício físico; e gorduras monoinsaturadas.

Destacamos também o facto de ter arginina, que é um aminoácido vasodilatador que por sua vez melhora a circulação sanguínea o que também garante que mais oxigénio e nutrientes cheguem aos músculos, favorecendo o desempenho físico tanto durante o treino como na recuperação.

Coco

A bebida de coco pode ser um bom substituto para o leite sem lactose é uma bebida vegetal rica em vitaminas e minerais essenciais, excelente fonte de vitamina A, vitamina E, potássio e cálcio, que poderá ser usado tanto na confeção de pratos salgados como de doces.

O coco é rico em antioxidantes, que ajudam o organismo a combater os radicais livres e retardar os efeitos do envelhecimento, reduzir a flacidez da pele, melhorar a visão deficiente e a baixa densidade óssea.

A gordura da bebida vegetal de coco é composta por TCM – Triglicerídeos de cadeia média, que fazem com que o corpo converta a mesma em energia ao invés de armazená-lo como gordura, essas mesmas gorduras também contribuem para diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL, o bom colesterol.

CONTRAS: Em relação às outras opções esta bebida vegetal é mais pobre em proteínas e embora o coco em si seja rico e fibras o mesmo não acontece com a bebida.

Soja
Comercializado em praticamente todas as superfícies comerciais, esta bebida vegetal com elevado teor proteico é provavelmente uma das opções mais conhecidas e também mais económica.
No entanto nem tudo é maravilhas, simplificando existem alguns elementos presentes na soja, chamados de antinutrientes que prejudicam a absorção de alguns minerais como o ferro, o zinco e o cálcio.

Os seus efeitos podem ser minimizados caso o consumo não seja exagerado no entanto a bebida vegetal de soja é desaconselhada para crianças e indivíduos que tenham sido diagnosticados com hipotireoidismo e anemia.

A soja também é rica em isoflavona, um fitoestrogênico, uma estrutura química semelhante a da hormona feminina estrogênio, por esse mesmo motivo o seu consumo é principalmente desaconselhado aos homens.

Nas crianças o consumo de ser supervisionado pois a soja pode ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento hormonal das crianças.

Obviamente que as características e informações nutricionais de cada bebida vegetal, varia de acordo com a marca e produtores.

Existem on-line enumeras receitas para bebidas vegetais, o que torna possível fazer a sua própria bebida vegetal em casa e dessa forma assegurar todos os nutrientes da base que escolher utilizar.

Depois de lerem este tema algumas pessoas poderão perguntar e vocês PFC, como fazem? Deixaram completamente de beber leite?
Na verdade o nosso consumo de leite de vaca é bastante moderado para não dizer reduzido quando comparado com o que fomos habituados desde pequenos.

O leite servia para quase tudo, leite com bolachas antes de dormir, leite ao acordar, leite ao lanche..

Hoje em dia não passamos semanas sem o consumir, mas não o riscamos completamente da nossa lista de compras. Ocasionalmente consumimos na versão sem lactose e por outras vezes optamos por substituir por algumas das bebidas vegetais listadas em cima.
Como já falamos em outros temas é tudo uma questão de opções, objetivos e principalmente moderação.

Bem, por hoje é tudo esperamos que o tema seja útil 🙂

Written by Power Fit Couple