Alerta – Carnes processadas são cancerígenas, Carnes vermelhas também

Fiambre, salsichas, bacon, presunto etc, quem é que gosta de enchidos?
Penso serem raras as pessoas que não apreciam.
O certo é que ontem foi lançado pela OMS – Organização Mundial de Saúde (ver press AQUI) o alerta sobre o facto das carnes processadas serem potencialmente cancerígenas para os seres humanos.

Agora uma pergunta pertinenteSerá que esta notícia é realmente chocante?
Dentro da comunidade, cada vez maior, de pessoas que buscam um estilo de vida equilibrado e uma alimentação mais saudável, esta notícia não é novidade

Seria irónico dizer que pior cego é aquele que não quer ver.

Há imenso tempo que existem estudos que defendem os benefícios da redução deste tipo de alimentos, identificam os hortofrutícolas como potenciais diminuidores do risco de doenças oncológicas e destacam os benefícios da inclusão de alimentos alcalinos na dieta.

Tudo o que se está agora a passar é apenas um tornar a coisa oficial, trazer as  informações de forma mais pública, para que todos “acreditem” não se terá passado o mesmo com todas as questões em torno do açúcar refinado?

Para este tipo carnes processadas, o risco está associado tanto ao processo de transformação em si, devido aos aditivos utilizados, como também aos  químicos que se podem formam de “forma natural” durante o processo de confeção, no caso dos churrascos e fumados feitos de forma tradicional/caseira.

Quem é que se lembra do artigo que postamos sobre alimentação sem aditivos, nitritos e nitratos dizem alguma coisa?

Bem, para todos os amantes do fiambre de Perú e/ou de Frango, fica o alerta que estes também são cancerígenos, mas a questão não está em deixar de comer para todo o sempre, uma vez que o risco aumenta mediante a regularidade e quantidade ingerida.

Nesta notícia toda o que mais nos chamou a atenção foi o facto de que, embora a um nível inferior o consumo de carne vermelha também ter sido associado ao cancro (Grupo 2A – provavelmente cancerígeno para humanos).
Para a carne vermelha a recomendação é comer o mínimo possível minimizar a ingestão para 500 a 700 gramas semanais, not big deal!!
Hoje já me fartei de rir quando li em alguns lados, a sugestão da carne de porco como alternativa.

Do nosso lado continuamos exatamente com a mesma opinião que sempre tivemos:

A chave esta na moderação e no bom senso, o verdadeiro problema acontece quando as pessoas perdem o equilibro e entregam-se aos exageros tanto no consumo de álcool, como alimentos processados e outros hábitos menos saudáveis.

A chave é manter o equilíbrio, pois em muitos casos a própria obsessão e extremismo podem também transformar-se numa doença.

Written by Power Fit Couple