Afinal como é que nós engordamos?

Para emagrecer de forma eficaz é necessário saber que…

Muitas de nós durante a adolescência tínhamos corpos naturalmente esculturais e digno de provocar inveja, e de repente (não assim tão de repente como queremos acreditar) vimos as nossas curvas perfeitas desaparecerem e serem trocadas por ondulações (já não tão invejáveis) gorduras localizadas, celulite e até mesmo quadros de início de obesidade.

E toda a vaidade e orgulho é substituído por preocupação / interesse em saber o que fazer para perder peso, o mais rápido possível.

Vivemos na era da informação, mas embora muitas pessoas interessem-se sobre assuntos relacionados com a perca de peso, é engraçado que a muitas de nós acabamos por não perceber o que se se passa no nosso organismo para que possamos engordar e ganhar as tais gorduras extras.

Então surge a questão, como é que nós engordarmos? Qual o processo?

Na grande maioria dos casos, a resposta para o que nos faz engordar é muito simples:

– Estamos a consumir mais calorias do que o nosso corpo é capaz de gastar. Existem ainda outras razões, como por exemplo alterações hormonais, psíquicas, genéticas, mas das quais não iremos falar hoje.

Gasto energético insuficiente + excesso calórico + Alimentação ioiô = DESASTRE

O gasto energético acontece a todos os momentos. 

Mesmo quando estamos em repouso, é a quantidade de energia que gastamos para fazer o sangue circular, o coração bater, respirar, em suma todas e mais algumas funções do organismo.

Cada individuo necessita de certa quantidade de energia para suprir estas necessidades. (TBM-taxa metabólica basal) Ao ingerirmos mais calorias do que as que são necessárias, a tendência é que o excesso seja armazenado pelo organismo sob a forma de gordura, para que mais tarde, caso necessário possa servir de energia.

Se nunca chegarmos a gastar essas reservas, vamos acumulando, acumulando e com o passar do tempo é assim que engordamos. Simples certo?!

Calorias em excesso

De quantas calorias precisa uma pessoa diariamente?

Depende de muitos fatores, altura, peso, género, idade e quantidade de atividade física – todos esses dados influenciam as necessidades de calorias de uma pessoa. Faça o cálculo aqui.

Para emagrecer é necessário ingerir menos energia (calorias) que esse valor, só que as vezes engordamos e nem sabemos porquê!

Ok, sabemos! Excesso calórico, mas nem sequer temos a noção de onde vêm essas calorias! Ou será que sabemos e não queremos ver?

A maior parte das vezes o excesso de calorias vem de alimentos poucos nutritivos e muito calóricos que deixamos fazer parte do nosso dia a dia, como refrigerantes, chocolates, doces, maionese e outros molhos, salgadinhos e bolachas industrializadas, o esparguete ao jantar do dia anterior, etc. (e estes são apenas alguns exemplos).

A questão principal é que nem é necessário comer muito desses alimentos para se ingerir muitas calorias.

caloriasSupondo que eu necessito em média cerca de 1800 kcal diárias, basta num dia inteiro beber 1 garrafa de coca-cola (1 litro) para consumir 420 calorias, depois apetece-se comer uma barra de chocolate de leite com avelã (100 g) deve ter +/- 514 calorias.

E puf já se foram perto de 1000 kcal e ainda não juntei o peq. Almoço e almoço e lanches e o jantar… ou seja receita para o desastre..

Alimentação Ioiô

Por vezes parece que a melhor solução para emagrecer é deixar de comer!

Muitas pessoas ficam horas a fio sem comer e depois chegam a casa e consomem tudo o que lhes aparece a frente, numa fome desenfreada!
É a isto que eu chamo alimentação Ioiô, o ato de ficar muitas horas sem comer, e depois desculpem-me a expressão, enfardar, e depois ficar novamente sem comer e depois enfardar e assim sucessivamente.

Ou então entramos numa onda de dieta extrema, agora é que é! Ou vai ou racha, só que não!

Temos de entender que quando colocamos o corpo numa dieta louca e de poucas calorias, ou quando temos uma alimentação estilo ioiô, fazemos com que ele ainda armazene mais reservas de gordura e o efeito é contrário ao desejado.

Tudo o que conseguimos é desregular o nosso metabolismo, e fazer com que o corpo entre em modo defesa de tal forma, que qualquer alimento que ele recebe, vira reserva em forma de gordura.
Mais uma vez receita para o desastre!

Comer saudável é diferente de fazer dieta

eat_cleanSe compararmos o nosso corpo a um automóvel, podemos dizer que o combustível é a energia que obtemos através da alimentação.
Terá toda a lógica, pensarmos que para uma boa manutenção do automóvel é necessário abastecer com combustível e o mesmo tempo deve ser de boa qualidade a fim de não provocar algum efeito contrário ou inesperado.
Com o nosso corpo passa-se exatamente o mesmo, logo você tem que comer, não é verdade?! Já viu algum carro andar sem combustível?

É necessário entender que calorias não são todas iguais e que mais importante do que pensar em calorias é entender como metabolizamos as calorias, e se a partir dessas calorias estamos potencialmente criar massa magra ou reservas de gorduras.

Se assimilou bem esta informação vai chegar a conclusão que o ato de emagrecer, não é nenhum bicho de sete cabeças, na verdade até é bastante mais simples do que imagina..

Requer esforço? Sem dúvida! Mas o esse esforço vale apena cada gota de suor 🙂

O artigo definindo uma dieta, talvez seja possa dar uma mãozinha 🙂

Siga as nossas publicações e dicas diárias no facebook na página PowerFitCouple

Written by Power Fit Couple