Uma dieta em 80 dias…

1 dia inteiro de alimentação em diferentes partes do mundo

Com diferentes hábitos alimentares

É certo que a alimentação é um dos aspetos mais importantes na rotina diária de praticamente todas as pessoas.

Mas se para nós, chegar a casa abrir o frigorífico e escolher algo para comer é algo super natural, ao qual muitas vezes nem atribuímos grande valor, em outras partes do mundo o mesmo não acontece!

Infelizmente, nota-se que em algumas sociedades ditas mais evoluídas, 

a alimentação deixa de seruma necessidade básica e transforma-se num escape, num passatempo, a até num problema de saúde publica

E enquanto isso do outro lado do mundo, (ou por vezes do outro lado na rua) um ato tão simples, como abrir o frigorífico e escolher o que comer para o jantar é para muitos um sonho de consumo, e mais uma vez também um problema de saúde pública, porque assim como excesso, a escassez de alimentos também causa doenças.

Sobre as nossas escolhas alimentares.

Ontem, no vídeo que publiquei falei sobre a importância de escolher uma “Filosofia” alimentar que seja adequada as nossas rotinas e ideais.. Mas é certo que o panorama da alimentação mundial é difícil de decifrar, pois se por um lado temos questões relacionadas com a falta de recursos, desigualdades económicas e sociais por outro lado temos hábitos, compulsões e distúrbios alimentares, que por vezes nada tem que ver com questões económicas, como é por exemplo o caso da ortorexia nervosa.

Sem nomeO que comem as pessoas pelo mundo?

Há uns tempos atrás vi um trabalho fotográfico maravilhoso no site menzelphoto é que culminou na publicação do livro ‘What I Eat: Around The World In 80 Diets‘.
Este trabalho foi realizado por um casal fantástico, o fotojornalista Peter Menzel e a esposa Fé D’Aluisio que é escritora. Ambos, durante cerca de 3 anos viajaram por mais de 30 países, documentando e fotografando o que inúmeras pessoas comiam ao longo de um único dia.

No livro estão 80 perfisnos quais podemos ver de tudo, desde um lutador Japonês de sumo, veterano de guerra, um caçador Ártico, um pastor Tibetano, uma costureira de Bangladesh, um refugiado Sudanese etc.

 

QUE PESSOAS COMEM pelo mundoEm cada foto está uma análise detalhada das refeições e uma breve descrição tanto sobre a política alimentar como as obsessões culturais com dieta, isto no livro, porque no site mesmo só um resumo curtinho.
Como podem ver aqui nas fotos de Peter Menzel as diferenças alimentares entre diversos países, são simplesmente abismais, quando se fala em alimentação no mundo não há como não pensar nos padrões de gastronomia locais e até étnicas.

Basicamente este é um estudo fascinante sobre as pessoas e suas dietas.
Achei que seria interessante partilhar convosco esta viagem pela história da alimentação mundial.

Numa época em que muito se fala sobre alimentação equilibrada! contagem macros e calorias…Será que temos a noção do que se come pelo mundo fora?
E o que será mais importante, viver para comer ou comer para viver? e um prato saudável como deve, ou deveria ser?
Beijinhos
Etelvina

Written by Power Fit Couple