5 dicas – deadlift sumo (Glúteos mais fortes)

Bom tarde alegria!!

Após algum tempo de ausência do blog, aqui estou eu outra vez!
Bem, nem vale a pena explicar o porque deste desaparecimento repentino, vocês sabem (pelo menos alguns) que estamos para lançar, muito em breve, a nossa e-store, www.pfc-store.com pelo que todo o muito pouco tempo que tem sobrado tem sido canalizado para comer, respirar, e treinar kkkkk.

Para retomar a escrita, lembrei-me de falar sobre uma das coisas que mais gosto de fazer nesta vida que é Deadlifts, pois claro! Estava visto não é!!

Achei que seria boa ideia dar algumas dicas rápidas de como começar a praticar este exercício de forma correta e aproveitar o tema para falar sobre o cinto que uso nos meus treinos (porque usar, quando usar e onde comprar) isto porque vira a volta alguma menina pergunta onde o comprei 😀

DEADLIFT SUMO vx CONVENCIONAL

Pois bem, embora eu também faça deadlifts convencionais (com os pés a largura dos ombros) por norma aposto mais no peso morto sumo, não só porque este é o meu movimento de competição, mas também porque é um excelente exercício para trabalhar os glúteos.

Aproveito para vos contar que apesar de ser africana, a minha genética não foi nada amiga e devo os meus glúteos redondos e grandes ao peso morto sumo, e não a herança genética é verdade!

5 DICAS DE COMO EXECUTAR DEADLIFITS (SUMO)

1. NÃO USES CARGAS QUE NÃO DOMINAS. É assim que as lesões acontecem. Lesões no quadril ou lesões nas costas, lesões nos abdutores, já falei que nunca sofri nenhuma lesão? Pois é!
Uma das formas mais eficazes de evitar lesões é fazer os exercícios sempre com a postura correta e com o peso adequado! A força é algo que se estimula com o tempo, não de um dia para o outro…

Por vezes há pessoas que dizem que treinar com cargas é para o ego, e que só dá em lesões, mas acho que não gostam é de fazer força!! bem se calhar estou a ser mazinha, mas o que quero dizer é que, o que cria lesões é a  má postura e não as cargas, desde que se tenha força para elas, certo! 😉

2. FAZ EXERCÍCIOS AUXILIARES. O abdutor e os glúteos são dos músculos que mais são recrutado durante o peso morto sumo, logo nada melhor que apostar em exercícios que ajudem a fortalecer essas musculaturas, assim como trabalhar a mobilidade e flexibilidade do quadril, eu sei é chato e dá preguiça! Mas….

Lembre-se peso morto é igual a glúteos fortes e com glúteos fortes conseguimos ter um peso morto potente!

3. AO EXECUTAR O EXERCÍCIO. Abra as pernas, apenas até onde se sente confortável, lentamente vá afastando os joelhos para fora, enquanto desce também lentamente os glúteos até que chegue a uma posição em que consiga agarrar a barra, agarrando a barra faça o caminho inverso, lentamente alargando os joelhos para fora enquanto sobe até aposição inicial, em que as pernas estejam novamente esticadas.

4. USE OS GLÚTEOS! Use as pernas! Mantenha a respiração correta e as costas o mais eretas possíveis durante todas as fases do movimento.

5. NÃO APONTE OS PÉS DEMASIADO PARA A FRENTE, nem demasiado para fora, teste ate encontrar a sua posição de equilíbrio e que seja confortável. Por norma os pés devem ficar paralelos ao joelho, apontando na mesma direção, atenção aos joelhos!

A ideia sentir-se confortável, em todas as fazes do movimento, isso pode levar meses, temos de ser pacientes, uma vez mecanizado o movimento, este será tão natural como fazer agachamentos ou outro exercício qualquer, com a vantagem que faz o glúteo crescer. Bom não é!!

O CINTO DE COURO (OU NÃO)

Porque usar e quando usar

Na minha opinião existem pessoas que usam o cinto, talvez não da forma correta e com isso transmitem uma falsa sensação que usar um cinto é igual a segurança.

Que o cinto protege milagrosamente das lesões e que por isso o podem usar em quase todos os exercícios.

Bem, na minha opinião o cinto protege  sim, mas deve ser usado, apenas quando as cargas se tornam consideravelmente elevadas, bem vou reformular…

Eu apenas uso o cinto quando estou a treinar com cargas consideravelmente elevadas, uso para dar mais estabilidade a minha zona lombar, e para ajudar a controlar a dilatação abdominal que se pode verificar quando treinamos com este tipo de cargas.

Obviamente uso durante as competições, fora isso, apenas o utilizo nos exercícios de peso porto e agachamento, e não considero que o seu uso seja importante em outros exercícios, talvez tirando um ou outro..

Em relação as lesões acho que se estivermos a realizar os movimentos na forma / postura correta, não nos iremos lesionar, eu treino com cargas e adoroooo, e nunca tive nenhuma lesão.

Dito isto… onde comprar

Bem o meu cinto já o tenho há 3 anos, está impecável! Para além de ser lindo é de couro, material super durável. Comprei numa loja on-line de UK {link}. Existem opções mais baratas no mercado, como por exemplo este {link} que podem comprar na loja da Myprotein, fica a sugestão.

Meninas e meninos, vamos terminar o tema com um vídeo que já partilhamos há muito, sobre duas diferentes variações do peso morto.

Como sempre esperamos que este tema possa ser útil, qualquer dúvida já sabem 😉

Beijinhos e abraços
PFC

Written by Power Fit Couple